• CONTENT
Turismo
VOCAÇÕES REGIONAIS SUSTENTÁVEIS

17/02/2023 11:00:00

Guarapuava, Juranda e Inácio Martins

Em reunião realizada no Palácio das Araucárias, nesta quinta-feira (16), foi discutido o projeto Vocações Regionais Sustentáveis - Ponto Paraná, que está sendo formatado pela Invest Paraná, Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Turismo - SEDEST, com apoio financeiro da Secretaria das Cidades - SECID. 

Entre os primeiros municípios do Paraná a executarem o projeto-piloto, Guarapuava foi uma das selecionadas.

Ponto Paraná - Um dos componentes da iniciativa será a instalação de “estações de estrada”, que serão denominadas Ponto Paraná. A inspiração vem do Japão, onde as estações são conhecidas como Michi-no-Eki, sistema de paradas nas rodovias para descanso. Seguindo o modelo japonês, as estações no Paraná irão operar 24h e oferecerão estacionamento gratuito, pontos de descanso, sanitários, alimentação e informações turísticas da região. 

Guarapuava, que faz parte da região turística Terra dos Pinheirais, receberá as instalações do Ponto Paraná às margens da BR-277, onde serão vendidos produtos regionais. 

Juranda possui projeto de Turismo Religioso e Rural, às margens da BR-369, e está trabalhando para também receber as instalações do Ponto Paraná. 

Inácio Martins trabalha no projeto de desenvolvimento da cadeia de valor do pinhão, através do “Vocações Regionais Sustentáveis”. O objetivo é dar auxílio aos produtores e às famílias que dependem deste mercado. Assim, torna-se imperativo o desenvolvimento de boas práticas que garantam a continuidade da produção e da recuperação da mata nativa, além da segurança e ergonomia dos coletores, bem como a geração de riqueza e melhor distribuição de renda para as localidades produtoras.

 

 

“Daremos todo o apoio necessário para execução dos projetos. Agradeço ao secretário das Cidades, Eduardo Pimentel, ao Invest Paraná e à Sedest, o apoio técnico, e ao governador Ratinho Junior pela coordenação de todo o programa. Tenho certeza que Guarapuava, Juranda e Inácio Martins terão o turismo alavancado com esta iniciativa”, disse o deputado Artagão Júnior.

 

 

  • img
  • img

Twitter

Últimas Notícias

Mais sobre Turismo