• CONTENT
SEJU
Secretário recebe pesquisadores da Universidade de Chicago para discutir projetos de socioeducação

23/05/2016 14:49:00

Na manhã desta segunda-feira (23), o secretário da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, deputado Artagão Júnior, recebeu pesquisadores da Escola de Políticas Públicas (Harris School of Public Policy) da Universidade de Chicago (EUA), que mantém convênio com o Estado desde junho de 2014.

“Discutimos assuntos de interesse mútuo entre a universidade e a SEJU, que podem resultar em projetos de aperfeiçoamento de políticas públicas. Por exemplo, um dado que estamos buscando é o índice de reincidência dos jovens pós-tratamento nos Centros de Socioeducação. Ou seja, depois de serem atendidos pelo Cense, qual é o percentual de recuperação”, explicou secretário Artagão Júnior, que atendeu as pesquisadoras americanas Nicole Anderson e Phoebe Holtzman, acompanhadas do membro do conselho e pesquisador associado da instituição, Fabio Losso, e da futura mestranda da universidade, Renata Marinoni Jonczyk.

O diretor do Departamento de Atendimento Socioeducativo da Seju, Pedro Ribeiro Giamberardino, também acompanhou a reunião.

Entre os resultados já obtidos através da parceria da SEJU com a Universidade de Chicago está o aperfeiçoamento da percepção da violência entre a população carcerária do Estado. A pesquisa, desenvolvida ainda quando o Depen (Departamento de Execução Penal) fazia parte da pasta da SEJU, resultou no livro Vozes do Cárcere.

Na área de gestão prisional, o uso da ferramenta de Business Intelligence (BI) da Celepar permitiu a integração de dados do Poder Executivo, com o Poder Judiciário e o Ministério Público Federal. É o único modelo do País com essa integração.

  • img

Mais sobre SEJU